A utilização do consórcio para aquisição de veículos, seja para passeio ou trabalho, está crescendo no Brasil. Em 2015, a ABAC constatou que a potencial participação do consórcio nas vendas cresceu em todas as categorias analisadas: veículos leves, caminhões e motocicletas. Além disso, em todos esses segmentos, o índice obtido atingiu os maiores patamares dos últimos cinco anos.

No segmento de veículos leves, a participação nas vendas atingiu 25,31% em 2015, valor que é mais que o dobro dos 11,83% de 2011. Esse grande crescimento na participação também foi registrado no segmento de caminhões, que passou de 17,66% em 2011 para 44,45%, em 2015. Já no segmento de motocicletas, a participação nas vendas foi de 60,08% no ano passado, bem acima dos 31,5% registrados em 2011, o que significa que a cada cinco novas motos vendidas em 2015, potencialmente três foram compradas por meio do consórcio.

A ABAC avalia que houve uma alteração no perfil de compra dos brasileiros. Entre os anos 2005 e 2008, quando a economia do país se encontrava em franca expansão, a ascensão das classes D e E, motivadas pelo fator crédito, saciou uma necessidade pelo consumo de bens e serviços, já que esses consumidores estiveram durante muito tempo à margem da economia. Para a entidade, essa nova fase é um complemento da anterior, em que o primeiro desejo básico foi atendido e agora o consumidor passa a fazer contas e planejar suas aquisições.

Para a ABAC, outros fatores podem ser atribuídos a essa expansão, como a maior maturidade do consumidor, a forte comunicação e divulgação feita pela mídia, além da crise financeira, que contribuiu por ter encarecido e restringido o acesso ao crédito no país.

Potencial participação dos consórcios nas vendas de veículos em 2015

Leia a notícia completa:
http://blog.abac.org.br/drops-de-mercado/cresce-uso-do-consorcio-para-aquisicao-de-veiculos

Fonte: Abac

Cresce uso do consórcio para aquisição de veículos