Veja quais são as principais vantagens do consórcio


Vantagens de se obter um Consórcio na comparação entre os dois principais modos de se adquirir um imóvel a prazo, o consórcio ainda é mais barato que o financiamento.

Simulações feitas pelo economista Miguel de Oliveira, vice-presidente da ANEFAC (Associação de Executivos de Finanças), mostram que para um crédito de R$ 100 mil, por exemplo, o valor final pago no consórcio é 5,23% menor.

As mensalidades do financiamento, com amortizações crescentes, começam maiores que as do consórcio, mas tornam-se menores no final. Se os juros caem, as taxas de consórcio permanecem estáveis. “Podem cair no futuro, pela demanda”, avalia João Victorino, superintendente do Banco Real.

Para ajudá-lo nessa tarefa de descobrir qual forma de crédito adquirir, aqui vão algumas dicas e facilidades que os consórcios oferecem em relação aos financiamentos, e para quem quer investir dinheiro de forma sensata e segura:

• Menos burocracia: Se você não tem como comprovar renda mensal através de holerite, ou não atende os critérios necessários para obtenção de um financiamento, o consórcio representa uma alternativa menos burocrática de obtenção dos recursos do que o financiamento.

• Custo tende a ser menor: Ao contrário dos financiamentos, nos consórcios não são cobrados juros, mas é preciso arcar com a taxa de administração e de adesão, fundo de reserva e seguros. Apesar disso, a prestação do consórcio tende a ser menor do que a dos financiamentos. Estudo feito pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) estima que, ao optar pelo consórcio imobiliário, o participante consegue economizar até 60% frente ao financiamento imobiliário.

• Contratação individual ou conjunta: É possível que, num único contrato, a contratação seja por uma ou mais pessoas, parentes ou não, que desejam adquirir um bem;

• Variação de parcela menor: O percentual de variação da parcela mensal do consórcio é bem menor que as do financiamento já que não seguem os juros do mercado.

• Lance Diluído: Ao ser contemplado por lance, em vez de reduzir esse valor do número de parcelas, você pode continuar pagando pelo mesmo prazo contratado, mas com valores menores.

• Obrigação de economizar: Para algumas pessoas, outra vantagem do consórcio é a obrigatoriedade de economizar todos os meses para realizar um objetivo. Esta é uma vantagem que deve ser vista com cautela, uma vez que, ao invés de pagar a prestação do consórcio, este dinheiro traria um retorno maior, caso fosse investido.

• Sorteios mensais: Todos os meses você tem nova chance de ser sorteado e receber o valor integral para comprar seu imóvel;

• Uso do FGTS: No caso do consórcio imobiliário, você pode utilizar o seu FGTS para a oferta de lances ou complementar o seu crédito de contemplação, devendo-se, entretanto, observar as normas do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

• Transferência de contrato: Em caso de desistência, há liberdade e agilidade para a transferência de contrato a qualquer momento;

• Versatilidade: Você pode antecipar as parcelas ou quitar o seu consórcio quando quiser.

FONTE:
http://www.centralconsorcioeseguros.com.br/consorcio_vantagens.asp