Assembleias
Lance
Contemplação
*Escrito por Caio Franco - Especialista em consórcios
Se você é ou pretende se tornar um consorciado, talvez já tenha se perguntado se existe uma maneira correta para dar lance no consórcio. Essa é uma dúvida comum, afinal é uma forma de aumentar as chances de ser contemplado antes do fim do prazo.
A oferta de lance no consórcio é comum e costuma ser uma opção para quem quer conquistar a contemplação em uma assembleia específica, além de contar com a participação no sorteio.
No entanto, o lance não é uma garantia de contemplação, por isso é preciso traçar um bom planejamento para fazer uma oferta estratégica e vencedora. E é sobre isso que este artigo vai falar! Vamos explicar como você deve se preparar para dar lance no consórcio da maneira ideal. Acompanhe!
Entenda como funciona a contemplação: 1º passo para dar lance no consórcio
Os participantes de um consórcio são reunidos em grupos, de acordo com o tipo de bem e o valor do crédito que desejam adquirir. Isso é feito para garantir que todos tenham as mesmas condições de serem contemplados.
Esse momento tão esperado pode ocorrer durante as assembleias mensais, de duas formas:
- Sorteio: Ocorre no início da assembleia e apenas um participante é contemplado;
- Lance: Ocorre após o sorteio, quando ainda há saldo disponível no grupo para contemplação. Pode haver mais de uma contemplação por assembleia nesta modalidade.
As regras de contemplação são definidas de acordo com a legislação vigente para o Sistema de Consórcios e também respeitam as normas definidas pelo Banco Central do Brasil.
Um aspecto importante sobre a contemplação é que para que ela ocorra, seja por sorteio ou lance, é necessário haver saldo disponível no fundo comum do grupo. Por isso é fundamental que cada consorciado pague as parcelas em dia.
Saiba como acontece a oferta de lance no consórcio
A oferta de lance surge como uma alternativa para quem dispõe de recursos próprios e quer acelerar a contemplação. Com o passar do tempo, tal forma foi evoluindo até o surgimento da modalidade de lance embutido, aquele feito com percentual do crédito contratado.
Para ofertar lance no consórcio é preciso ficar atento a alguns pontos importantes, como:
- Somente participantes adimplentes podem ofertar, ou seja, aqueles que estão com o pagamento em dia;
- A oferta respeita a privacidade dos consorciados, ou seja, as informações do lance são comunicadas secretamente à administradora pelo consorciado ou seu representante autorizado;
- A oferta de lance pode feita durante o mês todo, no entanto só é validada no momento da assembleia, após a realização do sorteio;
- No dia da assembleia é feita a apuração e, após o momento do sorteio, as ofertas contempladas são divulgadas;
- A quantidade de contemplações por lance em cada assembleia depende diretamente da disponibilidade do saldo de caixa do grupo.
Conheça os tipos de lance no consórcio
Quando um grupo de consórcio é formado, são definidas as suas normas e características. Entre elas, ficam estabelecidos os tipos de lance disponíveis aos participantes. Veja abaixo:
A administradora define um percentual limite da carta de crédito que pode ser oferecido. Nesta modalidade o lance é feito de capital próprio.
Quando mais de um consorciado oferta o lance fixo, é feito um sorteio para desempate apenas entre esses participantes e assim será definido quem será contemplado naquela assembleia.
O participante tem a opção de ofertar a quantia que desejar, podendo chegar até a totalidade do saldo restante para a quitação do consórcio. Será contemplado aquele que ofertar o maior lance, podendo ser entregue para mais de um consorciado, de acordo com o saldo do grupo.
Caso haja empate, é necessário realizar um sorteio para que se possa definir quem será contemplado. Nesta modalidade o lance também é feito de capital próprio.
É importante lembrar que não corre o risco das ofertas de lances se tornarem um leilão em busca da contemplação, pois as ofertas são secretas, como já mencionamos neste texto.
Nesta opção, o consorciado destina parte do crédito contratado para fazer oferta, de modo que ao ser contemplado receberá o valor carta com o devido desconto percentual. Pode ser feito de forma livre ou embutida.
Quando o lance é ofertado de capital próprio, ou seja, sem ser embutido, o valor pago poderá ser abatido das parcelas futuras. Isso pode ser feito de maneiras variadas conforme as regras de cada grupo. Dentre as opções possíveis estão: reduzir o valor das mensalidades, mantendo o prazo, ou quitar as parcelas na ordem direta ou inversa.
3 dicas para dar um lance no consórcio de forma estratégica
Você certamente já percebeu que, com exceção do lance fixo, não há como definir de forma precisa qual é o valor do lance para ser contemplado no consórcio. No entanto, existem alguns fatores que podem ajudar a traçar estratégias para um bom lance:
- Em grupos mais novos, os percentuais dos lances costumam ser mais altos. Vale a pena esperar um pouco e fazer a oferta quando algumas assembleias já tiverem passado, assim será menos custoso;
- Apesar de não ser possível descobrir o valor ofertado pelos concorrentes em uma assembleia, o consorciado pode consultar junto o histórico da média das contemplações e lances em seu grupo. Dessa maneira, é possível ter uma base de valores para definir o seu próprio lance;
- Uma boa estratégia para não correr o risco de ter o seu lance deixado de fora é unir mais de um tipo de lance, por exemplo, juntando um valor próprio para o lance livre e destinando uma parte da carta de crédito para o lance embutido.
Saiba o que fazer após ser contemplado em um consórcio
Ao ser contemplado por meio da oferta de lance, o consorciado precisa observar mais alguns passos para finalmente ter a sua carta de crédito em mãos, conforme as exigências da administradora.
É possível escolher tanto modelos novos quanto seminovos, respeitando o limite de idade estabelecido em contrato. Depois, é preciso registrar a venda em cartório, repassar as informações à administradora e aguardar a liberação do valor.
Caso o preço do veículo seja inferior ao total da carta de crédito, é possível utilizar o saldo restante para pagar os custos com documentação, como a transferência e o emplacamento.
Pode usar o saldo tanto para comprar um imóvel pronto, quanto uma unidade em construção, além de aplicar em reformas e na compra de materiais.
Também é preciso apresentar os documentos exigidos pela administradora, que avaliará o imóvel para fazer a liberação do pagamento.
Uma das principais vantagens do consórcio imobiliário é a possibilidade de utilizar o saldo FGTS como parte do pagamento.
É possível realizar viagens, cirurgias estéticas, tratamentos odontológicos, formaturas, cursos de especializações, dentre outras coisas que oferecem nota fiscal de serviço.
Agora você já sabe que é possível dar um lance no consórcio de maneira competitiva, aumentando suas possibilidades de ser contemplado antes do prazo final. Que tal aproveitar esta informação e simular o seu consórcio? Clique neste link e veja qual opção melhor se encaixa para você, a simulação é gratuita.