Lance
Contemplação
A oferta de lance no consórcio é uma possibilidade buscada por inúmeros consorciados que desejam tentar antecipar a contemplação, no entanto é comum que surjam dúvidas sobre o que é lance e quais são as modalidades de oferta. Pensando nisso, preparamos este artigo. Acompanhe!
O que é lance no consórcio
O lance é uma forma de o consorciado tentar antecipar a contemplação, de modo que não dependa do sorteio para ter acesso ao bem ou serviço previsto em contrato.
Funciona, basicamente, dessa forma: as pessoas fazem ofertas de lances e quem der o maior recebe a carta de crédito, de acordo com o saldo do grupo na data da assembleia.
Existem três tipos de lances: fixo, livre e embutido. E cada um deles possui regras específicas:
Lance fixo
No lance fixo, a administradora define um percentual do crédito fixo para o lance, e todos os consorciados que ofertarem esse valor concorrem igualmente à contemplação. Podemos dizer que funciona como um segundo sorteio. Isso proporciona uma igualdade de condições entre os participantes.
Veja um exemplo de como funciona: existem grupos de consórcio em que o lance fixo é determinado em 30% sobre o valor da carta de crédito. Assim, em um consórcio com valor de R$100 mil, se uma pessoa estiver interessada em adotar essa prática, a oferta será, obrigatoriamente, de R$ 30 mil.
Se o lance for contemplado, o consorciado em questão deve efetuar o pagamento para ter o direito a faturar a carta de crédito. Este pagamento será abatido do valor restante a pagar de maneira direta ou indireta, ou seja, diluindo o valor de todas as parcelas restantes ou optando por eliminar as últimas parcelas.
Lance livre
Neste tipo de lance, os consorciados têm a liberdade de ofertar o valor que desejam como lance, obedecendo às regras definidas pelo grupo e pela administradora. O consorciado que oferecer o maior lance percentual é contemplado. Se após o primeiro lance contemplado ainda houver saldo remanescente no grupo, poderá ocorrer novas contemplações por lance.
Uma boa dica para quem deseja ofertar o lance livre é acompanhar o histórico de contemplações por lance das últimas assembleias e ofertar um valor próximo a isso.
Assim como no lance fixo, o consorciado efetua o pagamento do lance somente se for contemplado e após isso, tem o direito a faturar a carta de crédito. O pagamento também será abatido do valor remanescente de maneira direta ou indireta.
A grande vantagem do lance livre é que ele é mais amplo pois, cada consorciado oferece o montante que acredita ser viável para antecipar a sua contemplação. Como o valor não é determinado no contrato, ele reduz as chances de empate e aumenta as chances de contemplação conforme o valor que pretende ofertar.
Lance embutido
O lance embutido ocorre quando o consorciado utiliza parte do valor de sua carta de crédito para antecipar a contemplação, e se for contemplado haverá um desconto no valor a ser recebido.
O lance embutido costuma respeitar as regras do lance fixo, no entanto é possível encontrar grupos em que a oferta do lance livre possa ser feita de maneira embutida também.
O maior benefício é a possibilidade de descontar da própria carta de crédito, sem precisar utilizar seus investimentos. Assim, ele funciona como uma chance a mais para ser contemplado, já que também é possível receber a carta de crédito por meio do sorteio.
O que determina o lance vencedor?
O maior percentual ofertado, ganha a disputa pelo crédito. Porém, existem casos em que ocorre o empate, principalmente quando os valores são determinados no contrato de consórcio. Quando isso acontece, é feito um sorteio entre os consorciados que realizaram oferta de lance com o mesmo percentual. Em todos os casos, é fundamental verificar se o consorciado terá mesmo condições de arcar com o lance ofertado.
Quais são as formas de pagamento para efetuar o lance?
O pagamento dependerá das regras previstas no contrato. No lance embutido, é comum que seja permitido o desconto do valor no próprio crédito do consorciado. Isso significa que ele não precisa ter o valor disponível em caixa: se for contemplado, o montante será descontado do valor do crédito.
Nos lances fixo e livre, o pagamento funciona como uma antecipação das prestações mensais contratadas.
Uso do FGTS como pagamento de lance no consórcio de imóveis
Quando o grupo de consórcio for de imóveis, o saldo do FGTS poderá ser utilizado para cobrir o lance. Nesse caso, é importante que o consorciado consulte o seu saldo e verifique se cumpre todos os requisitos previstos na legislação. Por exemplo, caso ele já tenha um apartamento em seu nome, isso não será possível.
Outra prática que pode ser utilizada é o pagamento de parcelas com o FGTS, assim como acontece com a amortização das parcelas de financiamento. Do mesmo modo, é preciso cumprir todos os requisitos legais para ter acesso ao fundo de garantia.
Quando é possível efetuar os lances?
Os lances são feitos até o dia da realização da assembleia do mês corrente, seguindo as datas informadas aos consorciados. Na Multimarcas Consórcios, eles podem ser ofertados diretamente do Portal do Consorciado que conta com uma ferramenta para simular se um lance é assertivo ou não. Vale ressaltar que a oferta dos lances é feita de modo anônimo, de modo que somente o número das cotas contempladas será divulgado no momento da assembleia.
Se o lance ofertado for contemplado, ainda serão necessários alguns trâmites para que o consorciado receba a carta de crédito, como a avaliação do cadastro do cliente para averiguar sua capacidade de manter o pagamento das parcelas restantes. Isso ocorre nas contemplações por sorteio também.
Afinal, vale a pena ofertar um lance em busca de antecipar a contemplação?
O lance, seja ele livre, fixo ou embutido, é uma estratégia adotada pelos consorciados que desejam acelerar a possibilidade de serem contemplados. Oferecer um lance maior aumenta as chances de ser escolhido no sorteio, proporcionando acesso mais rápido ao bem ou serviço desejado.
Portanto, é possível afirmar que vale a pena ofertar um lance em busca de antecipar a contemplação. No entanto, é preciso se planejar para isso. Se o lance a ser ofertado for de capital próprio, é preciso se planejar financeiramente para efetivar o pagamento. Por outro, se o lance a ser ofertado for embutido, é preciso ter em mente que o valor da carta de crédito será reduzido, impactando no poder de compra da carta.
Ao fazer um consórcio, é importante tirar suas dúvidas com os consultores para entender se vale a pena adquirir uma carta de crédito de maior valor já considerando o lance embutido ou se vale a pena juntar um dinheiro e tentar ofertar um lance de capital próprio.
Pronto! Agora você já conhece os tipos de lances e como eles funcionam. Caso tenha dúvidas, consulte o seu contrato ou entre em contato com a administradora do seu consórcio.